Psoríase
É uma doença inflamatória e crônica, não contagiosa, onde ocorre o surgimento de lesões arredondadas, elevadas, discretamente avermelhadas ou
rosadas, normalmente com descamação na superfície da lesão.
A maior incidência da doença é nas articulações, como joelhos e cotovelos, mas a psoríase também pode acometer outras áreas do corpo, inclusive o couro cabeludo. Em alguns pacientes as lesões podem coçar e causar dor, podendo ainda existir sangramentos, diante da pele seca.
Não tem cura, mas existem diversos tratamentos que controlam a doença.
Geralmente o estresse e a baixa imunidade são fatores que facilitam o aparecimento ou o agravamento da psoríase, mas também existem outros fatores como a condição genética, a obesidade, a existência de infecção viral ou bacteriana e o fumo.
São diversos os tipos de psoríase: Psoríase Vulgar ou em placas, Psoríase Invertida, Psoríase Pustulosa, Psoríase Eritrodérmica, Psoríase Ungueal, Psoríase Artropática e Psoríase Palmo-plantar.
O tratamento vai depender de cada situação. Portanto, se você apresenta lesões, procure um dermatologista, profissional apto a realizar o exame físico, analisando a pele, unhas e o couro cabeludo.